A leitora Liliane Coelho fotografou um inseto que lhe despertou curiosidade na localidade do Carvalhal. Albano Soares identifica a espécie.
Liliane Coelho fotografou esta borboleta em final de junho na localidade do Carvalhal, concelho de Águeda, e pediu ajuda na identificação da espécie.
Trata-se de uma borboleta noturna Zeuzera pyrina, conhecida em inglês pelo nome comum ‘tiger moth’ (mariposa-tigre).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma borboleta da família Cossidae. Ocorre na Europa mas também no Norte de África e em alguns países da Ásia, como o Japão, o Irão e a Índia.
Os adultos, que têm uma envergadura de asa que pode chegar aos 60 milímetros, voam entre Junho e Setembro, dependendo dos locais.
As lagartas vivem dentro do tronco de algumas árvores alimentando-se de madeira. Por isso podem ser consideradas uma praga por alguns produtores de fruta. No entanto, na maioria das situações, atualmente a espécie não causa problema.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.