A leitora Margarida Serra fotografou estas lagartas em Fevereiro no Rogil, Aljezur, e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Todos os anos encontro estes ninhos de lagartas pretas junto a uma pequena ribeira que passa no terreno e em geral amontoadas nas silvas ou em pequenos arbustos”, contou a leitora à Wilder.
“Devem ser comuns nestes locais mas a minha preocupação é a possibilidade de serem urticantes ou venenosas pois alguns destes locais são de passagem para animais e pessoas.”
Trata-se de uma borboleta do género Euphydrias.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
São lagartas de Euphydrias, borboletas diurnas. Poderão até ser de Euphydrias desfontainii, uma borboleta que poderá ter proteção elevada (será protegida) no Livro vermelho dos invertebrados de Portugal Continental. Esta região é uma das poucas de Portugal onde existem populações desta espécie. Estas lagartas alimentam-se do cardo penteador (Dipsacus sp.)
Se forem das Euphydrias aurinia lembro que também são protegidas pela Directiva Habitats. Estas lagartas alimentam-se de madressilvas.
São de resto inofensivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.