A leitora Palmira Chambino pediu para saber a espécie de uma lagarta que observou a 2 de Julho na zona do Cadaval, distrito de Lisboa. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas ajuda.
“Encontrei esta lagarta enorme no meu quintal. A zona é Pragança, Cadaval. Não consigo identificar nas várias pesquisas que fiz”, explicou Palmira Chambino, na mensagem que enviou à Wilder.
A lagarta que a leitora encontrou é de uma borboleta-caveira ou esfinge-caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Ao longo do crescimento, a lagarta da borboleta-caveira passa por diferentes fases (chamadas de imagos) em que assume cores diferentes, antes de se transformar em borboleta. No estado adulto, é uma das maiores borboletas nocturnas da fauna portuguesa.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.