O leitor Nuno Seixas fotografou uma aranha na zona de Tomar, a 5 de Janeiro, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Demos com este a passear ao sol”, explicou Nuno Seixas, numa mensagem enviada à Wilder. “Agradecemos a vossa ajuda para identificação da espécie.”
Trata-se de uma aranha da espécie Olios argelasius.
Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
As aranhas desta espécie pertencem à família das Sparassidae. Tal como todas as aranhas desta família, “são aranhas ágeis, que se deslocam com velocidade e rapidez por entre a vegetação”, descreveu este biólogo numa identificação anterior.
As aranhas da família Sparassidae são chamadas de “aranhas-caçadoras” em inglês (‘huntsman spiders’), devido à habilidade que mostram para caçar ativamente as suas presas.
Têm oito olhos, divididos em duas filas, e nos dois segmentos terminais das patas têm muitos pelos negros, chamados de scopula. “Estes funcionam como as ventosas das osgas, permitindo-lhes agarrarem-se a praticamente qualquer superfície.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.