O leitor Leonel Jesus encontrou uma estranha aranha com quatro patas e pediu ajuda para satisfazer a curiosidade. Pedro Sousa responde.
“Na foto, tenho uma aranha que encontrei no meu terraço, mas é estranho porque só tem quatro patas, duas de cada lado”, descreve Leonel Jesus numa mensagem enviada à Wilder. A aranha foi fotografada no bairro da Pedrulha, em Coimbra.
Trata-se de uma aranha da família Philodromidae, um macho adulto.
Família identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Pedro Sousa explica que não consegue determinar a espécie, mas sabe que esta aranha pertence à família Philodromidae.
São aranhas semelhantes às aranhas-caranguejeiras, mas por oposição a essas, nas Philodromidae todas as patas têm um tamanho semelhante.
São predadoras activas, em diferentes habitats, desde prados até ramos de árvores.
Em relação ao número de patas, muitas espécies de aranha têm capacidade de autotomia, ou seja, a capacidade de removerem a própria pata de propósito, tal como as lagartixas têm a capacidade de perder a cauda, por exemplo.
Pode ser importante para a aranha perder uma pata, por exemplo, para escapar a um predador. Obviamente que uma aranha com um número reduzido de patas tem também uma menor mobilidade.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.