O leitor João Caló encontrou esta aranha em Águas-Santas, Maia, a 14 de Março e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Poderiam ajudar-me a identificar esta espécie corretamente? Tenho dúvidas entre duas espécies, Micrommata ligurina ou Micrommata virescens (Clerck, 1757)”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha Micrommata sp.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Caro João, a sua identificação está correta, trata-se de um exemplar de Micrommata.
Como descobriu existem duas espécies muito semelhantes em Portugal continental, Micrommata ligurina e Micrommata virescens, ambas amplamente distribuídas pelo país.
Na sua foto não encontro elementos que me permitam ajudar na identificação da espécie em concreto.
Se quiser aprender mais sobre este género na Península Ibérica aconselho-o a ler o trabalho de Carmen Urones, que se encontra disponibilizado de forma livre no endereço da Revista Ibérica de Aracnologia: “El género Micrommata (Araneae, Sparassidae) en la Península Ibérica, con la descripción de dos nuevas especies”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.