O leitor Manuel Ruão fotografou esta aranha a 28 de Setembro perto de Rio de Onor e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Encontrei na tarde de 28 de Setembro, perto de Rio de Onor, esta aranha a atravessar a estrada. Pelo tamanho mais parecia um pequeno roedor. Será possível ajudar na sua identificação?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha-lobo (Lycosidade).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Em relação a esta aranha, que o Manuel diz ter quase o tamanho de um pequeno roedor, podemos ver desde logo que é uma grande fêmea de aranha-lobo (Lycosidade), que transporta as suas crias sobre o abdómen.
Este é um comportamento característico de todas as espécies de aranhas-lobo,de protecção das crias durante as primeiras semanas de vida.
Conhecem-se três grandes aranhas-lobo em Portugal Continental: Hogna radiata, Lycosa fasciiventris e Lycosa hispanica. Apenas a última, L. hispanica, vive em tocas que escava no solo; as outras duas espécies vivem deambulando e abrigando-se debaixo de pedras ou outros abrigos improvisados.
As duas espécies de vida livre, Hogna radiata, Lycosa fasciiventris têm um aspecto dorsal muito semelhante e são por isso difíceis de separar sem uma observação mais atenta à sua coloração ventral ou à genitália (única característica que permite uma identificação segura).
Infelizmente as fotos não permitem ver bem a face ventral e portanto não é possível ter a certeza sobre qual a espécie na foto. E provavelmente ainda bem, pois manipular a fêmea teria feito com que grande parte das crias tivesse caído das suas costas, e como a maioria não teria conseguido regressar, teriam ficado expostas a potenciais predadores.
Ironicamente, ainda existe muita confusão sobre a identidade das grandes aranhas-lobo na Península Ibérica e mais investigação é necessária para a resolver.
No Arquipélago da Madeira existem várias espécies de Hogna endêmicas, algumas de grandes dimensões.
Estas espécies foram estudadas recentemente pelo que se sabe mais sobre a sua identidade. Sabemos também que algumas estão em risco pois ocorrem em áreas de pequena dimensão e/ou em ilhas isoladas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.