A leitora Marta Teixeira encontrou uma aranha na zona da Comporta, em Julho passado, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Encontrei esta aranha na zona da Comporta dentro de casa, ainda em obras”, explicou Marta Teixeira, numa mensagem enviada à Wilder.
Trata-se de uma aranha-lobo, da família Lycosidae.
Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
“Apesar de não existir uma escala na imagem, pelo aspecto geral e cor da aranha, creio que pertence ao género Lycosa, sendo talvez da espécie Lycosa hispanica“, explicou Pedro Sousa.
De acordo com este especialista, “pelo aspecto geral do corpo da aranha, e da data da fotografia, pode ser um macho que estava em dispersão à procura de uma fêmea na época de acasalamento”.
“A taxonomia deste género na Península Ibérica permanece duvidosa, com dúvidas neste género, mas também com aranhas de aspecto e tamanho semelhante que pertencem aos géneros Hogna (e também Allocosa).”
Pode ler aqui mais sobre a espécie Lycosa hispanica, já anteriormente identificada na Wilder.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.