A leitora Cristina Ferreira encontrou esta aranha a 3 de Novembro em Loures e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Esta noite (3 de Novembro) apareceu-me uma aranha em casa e por mais que tente identificá-la não consigo chegar a uma conclusão. Por esse motivo envio-vos este e-mail a fim de pedir a vossa ajuda. Apareceu dia 3 de Novembro de 2024, no período da noite, na zona de Loures. Pareceu-me ser toda preta, não consegui observar qualquer tipo de padrão no abdómen; tinha aproximadamente 1,5cm se contarmos as pernas. Infelizmente estas foram as melhores fotografias que consegui tirar, era tão escura que o meu telemóvel não conseguiu capturar detalhes do corpo”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha do género Scytodes.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Esta identificação é claramente provisória, pois aquilo que se vê é a “sombra” de uma aranha.
Mas, pelo aspecto geral da aranha, e as proporções do corpo (prosoma vs opistosoma ou cefalotórax vs abdómen), penso que se trata de uma aranha do género Scytodes.
Conhecem-se três espécies em Portugal, uma das quais é originária da América do Norte, mas parece ter-se, entretanto, estabelecido na Europa.
Normalmente as espécies nativas são de coloração amarelada, mas existem indivíduos bastante escuros, ainda que olhando com atenção seja possível ver padrões dorsais, normalmente bastante intricados.
As Scytodes são aranhas que se podem encontrar regularmente dentro de casa. São inofensivas para o ser humano, não só pelo seu tamanho, mas também porque as suas quelíceras, órgão usado para injectar veneno, estão modificadas para projectar uma substancia pegajosa com a qual estas aranhas apanham as suas presas à distância!
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.