O leitor Hugo Gaudêncio quis saber qual a espécie de uma aranha que fotografou em Silves, a 16 de Setembro. Pedro Sousa ajuda.
“Envio a foto de uma aranha que encontrei durante uma das minhas saídas noturnas para fotografar anfíbios”, explicou Hugo Gaudêncio, indicando que o passeio foi dado na zona de Silves, a 16 de Setembro.
Trata-se de uma aranha-de-alçapão, possivelmente dos géneros Nemesia ou Iberesia.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
“Estas aranhas não costumam aparecer a deambular fora das tocas. Não é visível, mas nessa altura do ano [em Setembro] talvez fosse um macho em busca de fêmeas para acasalar”, indicou Pedro Sousa.
Ainda assim, “dada a ausência de escala, também pode ser um juvenil em busca de melhor local onde fixar residência”, acrescentou este biólogo.
As aranhas-de-alçapão também podem ser chamadas de aranhas-buraqueiras. Fazem tocas no solo e constroem uma tampa de seda e terra para proteger a entrada. Podem segurar a porta com as quelíceras caso algum intruso, como vespas caçadoras de aranhas, tentem entrar.
Colocam fios de seda radiais a partir da entrada da toca e, assim, podem sentir se alguma presa se aproximar. Se ficar suficientemente próxima, a aranha abre a porta-alçapão, ataca com as suas quelíceras e leva a presa para a segurança da toca.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.