A leitora Teresa Petrini fotografou estes animais a 18 de Outubro na praia de Monte Clérigo, Aljezur, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Durante a baixa mar na praia de Monte Clérigo, Aljezur, na manhã de 18 de Outubro, observei estes animais sobre uma das poças de água entre as rochas. Parecem-me insectos e achei curiosa a forma como se movimentam em grupo à superfície da água. E alguns organismos marinhos têm também semelhanças visuais com insectos… Agradeço a ajuda, fiquei mesmo curiosa. Bom trabalho!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da espécie Anurida maritima.
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
Esta espécie “tem a particularidade de ser hidrofóbica, ou seja, não se molha ;)”, explicou Gonçalo Calado. Isto porque tem o corpo coberto de pêlos hidrofóbicos brancos que permitem ao animal manter-se à superfície da água, da qual depende grande parte da sua vida.
Estes insectos sem asas vivem na zona intertidal e são encontrados, muitas vezes, em grupos de centenas de indivíduos nas poças de maré.
São insectos que podem medir até três milímetros.
Alimentam-se de animais marinhos mortos, em especial moluscos e crustáceos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.