A leitora Bernardete Ferreira fotografou esta planta a 18 de Setembro num dos seus canteiros e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Floresce duas vezes por ano, na primavera e fim do verão. Trouxe-a há muito tempo para o meu canteiro, da casa dos meus avós, desconheço o nome…”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma anémona-do-japão (Eriocapitella hupehensis).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias dizem respeito a uma espécie exótica, da família Ranunculaceae, muito utilizada como planta ornamental em canteiros, maciços e em bordaduras junto a muros.
É uma espécie nativa do Japão e da China, razão pela qual é conhecida vulgarmente como anénoma-do-japão (Eriocapitella hupehensis).
A anénoma-do-japão é uma planta bolbosa, que pode atingir cerca de um metro de altura. É formada por folhas verdes, grandes e ásperas.
As flores surgem em hastes florais altas, acima das folhas e são bastante atrativas. São delicadas, grandes e podem assumir a cor branca, rosa ou carmim. A floração ocorre no verão.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.