Que espécie é esta: anel de fadas de Marasmius oreades

29.11.2022

O leitor Eduardo Trindade encontrou estes cogumelos a 14 de Novembro junto à Ria de Aveiro e pediu ajuda na identificação da espécie. A associação Ecofungos responde.

“Hoje (14 de Novembro) fotografei um conjunto de cogumelos com uma formação circular. Penso tratar-se de um ‘anel de fadas’, gostaria que me informassem se efectivamente se trata desse fenómeno natural. O registo foi feito num relvado junto à ria de Aveiro na praia da Costa Nova – Ilhavo.

Trata-se de um anel de fadas de Marasmius oreades.

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

Trata-se efetivamente de um anel de fadas.

A espécie fotografada aparenta ser a Marasmius oreades, a qual comumente cresce radialmente criando este tipo de estrutura e, inclusive, é conhecida em Inglaterra por “fairy ring mushroom”.

A espécie, da Ordem das Agaricales, caracteriza-se por ter uma estrutura celular muito fibrosa, especialmente no pé.

Possui um chapéu convexo/umbonado que reage à presença ou ausência de humidade (hidrofílico), alterando a sua coloração, bem visível na foto do nosso amigo.

Trata-se um fungo decompositor que frutifica com vários exemplares (cogumelos) de pequenas dimensões (chapéu de 2 a 5 cm de diâmetro e altura até 8 cm), em prados.

É uma espécie muito apreciada gastronomicamente no Reino Unido, mas como é pouco conhecida entre nós, pode confundir-se com espécies tóxicas de Cortinarius ou outros Géneros, pelo que aconselhamos a não consumir.

Aqui tem mais informações sobre como se formam os anéis de fadas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss