A leitora Isabel Alexandra fotografou esta ave a 4 de Abril em Lisboa e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Este passarinho caiu pela minha chaminé, na Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, na passada terça-feira, dia 4 de Abril. Voou pela casa mas abri a janela e voltou para a rua. Aqui é comum termos melros e pardais, agora também gaivotas além dos pombos, mas nunca vi este passarinho. Podem ajudar-me?”, perguntou a leitora.
Trata-se de uma alvéola-branca (Motacilla alba).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“Esta ave é uma alvéola-branca (Motacilla alba). Elas pousam muitas vezes nos telhados e até nidificam em construções, isto poderá explicar a presença da ave no edifício”, explicou Gonçalo Elias.
A alvéola-branca “passa bastante tempo no solo, baloiçando bastante a cauda, no que é um comportamento bastante característico” desta ave de patas e cauda compridas, descreve o portal Aves de Portugal, que a aponta como “uma das espécies mais conhecidas da generalidade das pessoas”.
Outra característica que ajuda na identificação, acrescenta, é o típico padrão preto e branco: tons escuros na cabeça, garganta e dorso, enquanto que o abdómen e o peito, tal como as faces, são brancos.
“Trata-se de uma espécie mais comum na metade norte do território, onde está presente durante todo o ano.” No resto do país, as alvéolas-brancas são mais visíveis entre os meses de Outubro e Março, devido à chegada das populações de passagem e invernantes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.