O leitor Rafael Carvalho fotografou estas flores a 18 de Outubro em Armamar, Alto Douro, e quis saber de que espécie se trata. Carine Azevedo responde.
“A imagem foi obtida no dia 18 de outubro em Armamar / Alto-Douro, num ambiente pedregoso sobre granito. Vejo algumas semelhanças com o Crocus seretinus. Estranho, contudo, o Flora-On possuir apenas uma quadrícula com esta espécie, que nem sequer coincide com esta zona. No mesmo local existe Merendera montana“, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da espécie açafrão-bravo (Crocus serotinus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias são de açafrão-bravo, também conhecido como açafrão-de-outono, cebolinhas ou pé-de-burro, cientificamente reconhecido Crocus serotinus, possivelmente subsp. clusii.
É uma espécie da família Iridaceae, endémica da Península Ibérica, ainda que existam registos de que também ocorra naturalmente no noroeste de África.
O açafrão-bravo é uma pequena planta bolbosa de folhas longas e finas e pequenas hastes florais de cor lilás azulado. As flores surgem geralmente primeiro que as folhas, de forma isolada ou em pequenos conjuntos de 2 a 3 flores por bolbo.
Esta espécie é do mesmo género que o açafrão-verdadeiro (Crocus sativus), uma planta nativa da Ásia menor e dos Balcãs, que apresenta igualmente floração outonal e de onde é extraída uma das mais caras e delicadas especiarias do mundo – o açafrão.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.