O leitor Joel Alves fotografou esta planta em Abril em Viana do Castelo e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Gostava de saber que espécie botânica é esta. É bastante comum na zona montanhosa dos concelhos de Viana do Castelo e Caminha. Suponho que seja invasora”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da espécie abrótea-de-fruto-grande (Asphodelus macrocarpus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As plantas que surgem na fotografia pertencem muito provavelmente à espécie nativa abrótea-de-fruto-grande ou abrótiga-de-fruto-grande (Asphodelus macrocarpus Parl.), da família Asphodelaceae. Trata-se de uma planta perene e robusta, nativa da região do Mediterrâneo, que em Portugal ocorre nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa e Alto Alentejo.
A abrótea-de-fruto-grande caracteriza-se por folhas longas e estreitas que formam densas rosetas basais.
A floração desta espécie ocorre entre março e junho e as flores, agrupadas em inflorescências simples semelhantes a uma espiga terminal, são compostas por seis tépalas brancas ou creme, por vezes com tons rosados.
Esta planta é reconhecida pela sua resistência a condições adversas, como solos pobres e climas áridos.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.