Procurar o peneireiro-das-torres e as aves das estepes alentejanas, participar num Bioblitz ou caçar ovos da Páscoa no Zoo de Lisboa são algumas das propostas para aproveitar no mês de Abril.
No sábado dia 16 de Abril, das 10h00 às 12h00, os vigilantes da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana vão mostrar-lhe a última comunidade de peneireiro-das-torres (Falco naumanni) em centro urbano, em Mértola.
“Considerada, no passado, uma das aves mais comuns da Europa, o peneireiro-das-torres registou um acentuado declínio, sendo que, nas últimas décadas desapareceram inúmeros núcleos reprodutores do nosso território”, explica a Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas).
“Hoje esta espécie está restrita, quase exclusivamente, ao Baixo Alentejo. O seu Estatuto de Conservação em Portugal é de Vulnerável.”
E esta é a altura ideal para partir à procura destes peneireiros. “Todos os anos, depois de passar o Inverno em África, a espécie regressa ao Baixo Guadiana, nomeadamente a Mértola, para nidificar.”
A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 15 participantes.
Em Lisboa, no fim-de-semana de 15 e 16 de Abril, o Jardim Zoológico preparou uma série de actividades para celebrar a Páscoa junto dos animais. Entre elas está uma caça ao ovo, onde as famílias poderão procurar o coelhinho da Páscoa e os seus ovos de chocolate, através de um quizz que lhes vai permitir saber mais sobre os ovos e os ovíparos do Reino Animal. Haverá também um atelier de decoração de ovos.
Antes, a 13 de Abril (quarta-feira) das 10h00 às 12h30, a Reserva Natural do Paul de Tornada, nas Caldas da Rainha, promove uma ação de voluntariado onde poderá ajudar a cuidar das árvores e arbustos autóctones do viveiro do Paul.
Deverá levar roupa e calçado apropriado, binóculos e/ou câmara fotográfica, máscara de protecção individual e gel desinfectante. A equipa do Paul fornece as luvas e o material necessário para esta acção, aberta para pessoas de todas as idades.
As inscrições são obrigatórias até às 17h00 de 12 de Abril.
No sábado dia 23 de Abril, das 14h00 às 17h30, está desafiado a participar no Bioblitz do Jardim Gulbenkian, em Lisboa, com orientação do Biodiversity4all.
O “Bioblitz, também chamada Maratona da Biodiversidade, é uma atividade em que se procura identificar o maior número de seres vivos possível, numa determinada área, num determinado período de tempo”, explica o Jardim Gulbenkian.
“Como importante local de passagem e de residência de muitas espécies, o Jardim Gulbenkian presta-se a este tipo de atividade, que torna qualquer participante num elemento ativo do processo de monitorização de espécies.”
Junte-se aos especialistas e identifique insetos, aves, anfíbios, répteis, líquenes, entre outras espécies. Às 17h15 serão partilhados os resultados desta maratona.
A actividade vai decorrer no Jardim, mas o ponto de encontro será no Edifício Sede – Sala 2. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 09h00.
De 23 e 24 de Abril acontece a 2ª edição do Fim de Semana das Aves, organizado pela associação Portugal Wildscapes. As actividades previstas pretendem revelar as aves das estepes de Castro Verde, as grandes rupícolas do Vale do Guadiana.
A 23 de Abril, das 09h30 às 13h00, haverá a acção de conservação “Monitorização de tartaranhão-caçador (Circus pygargus)”, espécie ameaçada, em São Marcos da Ataboeira, e em parceria com o ICNF. Durante a manhã poderá percorrer o território em busca de potenciais locais de nidificação da espécie. Depois, esta informação será entregue aos técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana, para que possam monitorizar os ninhos e implementar medidas de conservação em parceria com os proprietários.
Da parte da tarde, das 14h30 às 19h00, será organizado o passeio de observação de aves “A Primavera na estepe”.
No domingo, das 08h30 às 18h30, realiza-se o passeio de observação de aves “Nos caminhos da Rota do Birdwatching – ZPE de Castro Verde e Parque Natural do Vale do Guadiana”.
A participação na maioria das actividades pressupõe um donativo de 15 euros para o Fundo de Conservação Portugal Wildscapes. Os participantes terão de deslocar-se em viatura própria.
Pode inscrever-se aqui.
Agora é a sua vez.
Partilhe connosco as suas experiências com a fauna e flora nativas nesta Primavera e ajude a inspirar outros a celebrar o mundo natural. Pode enviar o seu testemunho para o nosso email [email protected].