O leitor Filipe Gil fotografou este insecto a 28 de Janeiro na aldeia de Janas, Sintra, e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Vi e fotografei hoje (28 de Janeiro) este estranho inseto pousado em uma parede, na aldeia de Janas em Sintra. Pesquisei e fiquei a saber que se trata de um bicho pau. Em 75 anos de vida nunca tinha visto um animal destes na natureza. Estamos sempre a tempo de aprender…”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um bicho-pau-indiano (Carausius morosus).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“É um bicho-pau-indiano, Carausius morosus“, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
Esta é uma “espécie de origem indiana introduzida tanto em Portugal continental como em ambas as regiões autónomas”, explicou.
Não se sabe exatamente quando foi introduzida em Portugal, encontrando-se atualmente dispersa por várias áreas.
Esta espécie alimenta-se à noite, quando está activa. Durante o dia, estes insectos descansam, muitas vezes com as patas alinhadas com o corpo nas plantas das quais se alimentam.
Quando são perturbados, os bichos-pau-indianos têm as suas estratégias de defesa. Uma delas é fingirem-se de mortos, ficando com o corpo rígido; outra é balançarem-se para simularem o movimento da vegetação ao vento e passarem despercebidos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.