O leitor Raul de Sousa fotografou estas aves a 17 de Dezembro, de manhã, em Lisboa e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Vi estas aves junto ao Tejo, mais precisamente perto do MAAT e do cais de embarque dos cacilheiros para Porto Brandão. Gostaria de saber, se possível, que aves são”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de corvos-marinhos-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Esta ave aquática visita-nos sobretudo no inverno, mas também nidifica em Portugal.
Deixo link para um webinario que fizemos acerca desta espécie:
Se encontrar um corvo-marinho a voar ou pousado a secar as asas, é mais provável que esteja a olhar para um corvo-marinho-de-faces-brancas. Observa-se em todo o tipo de zonas húmidas, tanto no litoral como no interior.
Segundo o livro “Aves de Portugal”, esta é uma espécie frequente ao longo do litoral português. Mas isto só se estivermos entre inícios de Setembro e Março. Esta é uma espécie que vive no Reino Unido e Irlanda e apenas vem passar o Inverno a Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.