A leitora Pricila Sales encontrou este insecto a 28 de Agosto na região de Valongo, Porto, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Rui Andrade responde.
“Vi no site que vocês ajudam a identificar espécies. Acabou de entrar um inseto pela janela e depois de muitas tentativas e com cuidado o conduzi para fora. Consegui tirar foto do animal e fiquei muito curiosa, pois era bem grande, acho que quase 2 cm e seu voo fazia bastante barulho, pensei ser algum tipo de vespa pelo tamanho, mas a aparência me lembrou vagamente uma mosca”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma mosca das flores Milesia crabroniformis.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma mosca-das-flores da espécie Milesia crabroniformis (família Syrphidae), uma das maiores moscas de Portugal atingindo 18–27 mm de comprimento.
O aspecto dos adultos assemelha-se ao da Vespa crabro, um tipo de mimetismo designado de batesiano em que uma espécie inofensiva (neste caso a mosca) se assemelha a outra potencialmente perigosa.
Os adultos de Milesia crabroniformis podem ser observados numa grande variedade de flores – como heras (Hedera spp.), hortelãs (Mentha spp.) ou cardos (Cirsium spp.) – em busca de néctar e pólen, contribuindo assim para a sua polinização.
A biologia das larvas é pouco conhecida, mas já foram observadas fêmeas a ovipositar perto de cavidades de árvores antigas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.