A leitora Carla Marques encontrou este insecto a 8 de Novembro na Figueira da Foz e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.
“Num dos meus passeios na Figueira da Foz encontrei um insecto lindíssimo mas que não sei a espécie. Podem-me ajudar, por favor? Muito obrigada desde já pelo vosso excelente trabalho de divulgação das notícias do mundo animal, espero que continuem o bom trabalho!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vespa-cuco.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma vespa-cuco (família Chrysididae). A espécie não sei dizer.
O nome comum está relacionado com a estratégia de sobrevivência da maioria das espécies desta família, que se assemelha à dos cucos.
As fêmeas de Chrysididae depositam os seus ovos nos ninhos de outras vespas e abelhas solitárias e as suas larvas vão posteriormente alimentar-se dos ovos ou larvas do hospedeiro e do alimento armazenado por este para o desenvolvimento da sua descendência.
Os adultos da maioria das espécies caracterizam-se por apresentar cores com brilhos metálicos, tais como verde, azul ou dourado.
Podem ser observados frequentemente a alimentar-se do néctar de flores ou a inspecionar cavidades na madeira ou muros em busca dos ninhos dos hospedeiros, pelo que por vezes aparecem junto de habitações humanas.
São, no entanto, completamente inofensivos para as pessoas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.