O leitor António Pereirinha Fernandes observou este insecto a 3 de Dezembro em Lisboa e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
Trata-se de um mosquito da família Chironomidae.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É um macho de Chironomidae. Para identificar as espécies desta família geralmente é necessário estudar os espécimes à lupa.
Ao contrário das melgas (família Culicidae), os quironomídeos apresentam peças bucais curtas que não estão adaptadas a picar. Os adultos podem alimentar-se de néctar, melada (substância açucarada produzida por certos insectos) e outras substâncias.
Consoante as espécies, as larvas podem ser terrestres, semi-aquáticas ou aquáticas. Durante esta fase do seu ciclo de vida, os quironomídeos ingerem uma grande variedade de alimentos, tais como algas, microrganismos, macrófitas, detritos lenhosos e invertebrados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.