A leitora Teresa Dulce Gomes enviou-nos a imagem desta ave, captada a 5 de Agosto em Gondomar e gostava de saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias responde.
“A dia 5 de agosto, no pinheiro da nossa casa em Gondomar, perto do Porto, estava esta coruja. Pensamos que é uma coruja das torres, mas gostávamos de ter, ou não, a confirmação”, escreveu a leitora à Wilder.
Sim, trata-se de uma coruja-das-torres (Tyto alba).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
A coruja-das-torres é uma ave de rapina nocturna que tem uma inconfundível face branca em forma de coração.
É uma coruja de dimensão média e de plumagem em tons de branco.
“Quando está pousada, chama a atenção a sua face branca, em forma de coração, contrastando com as asas cinzentas e alaranjadas, mas em voo, a plumagem predominantemente branca dá-lhe um aspecto algo fantasmagórico”, segundo o portal Aves de Portugal.
A coruja-das-torres é residente e está presente em Portugal durante todo o ano.
“Esta coruja é estritamente nocturna e só sai para caçar depois de caída a noite. Durante o dia, as corujas permanecem nos seus refúgios.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.