O The Adventure Club Bichos de Lisboa viu esta aranha a 15 de Maio e pediu a identificação da espécie. Pedro Sousa responde.
“Estas fotografias foram tiradas no dia 15 de Maio no descampado à frente do Aeródromo/Aeroporto de Tires”, indicou o The Adventure Club Bichos de Lisboa, numa mensagem enviada à Wilder. “Tenho quase a certeza que é do género Nemesia devido à forma do alçapão construído pela aranha.”
Trata-se com efeito de uma aranha-buraqueira que parece ser da família Nemesia, logo do género Nemesia ou Iberesia.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
“Pelo aspecto da toca (e da sua tampa) e pelo aspecto da aranha, deve ser uma aranha-buraqueira, que parece ser da família Nemesiidae, e portanto dos géneros Iberesia ou Nemesia”, explicou Pedro Sousa.
Em Portugal conhecem-se várias espécies da família Nemesiidae, difíceis de identificar por fotografia. São aranhas razoavelmente comuns por todo o país, mas muito difíceis de localizar quando estão dentro das tocas.
Pertencem ao grupo das aranhas “buraqueiras”, que fazem tocas no solo e constroem uma tampa de seda e terra para proteger a entrada. Podem segurar a porta com as quelíceras caso algum intruso, como vespas caçadoras de aranhas, tentem entrar.
Estas aranhas colocam fios de seda radiais a partir da entrada da toca e, assim, podem sentir se alguma presa se aproximar. Se ficar suficientemente próxima, a aranha abre a porta-alçapão, ataca com as suas quelíceras e leva a presa para a segurança da toca.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.