Banner

Que espécie é esta: galhas da vespa Neuroterus numismalis

16.10.2023

A leitora Sofia Azevedo fotografou a 4 de Outubro esta folha seca em Entre Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, e quis saber o que são estas formas arredondadas. Carine Azevedo responde.

“Encontrei esta folha seca caída no chão de um parque de campismo em Ponte da Barca. Não sou especialista, mas acho que se trata da folha de um carvalho-alvarinho. Porém, o que me chamou realmente a atenção foram as pequenas formas arredondadas que se encontram na parte de trás desta folha. Nunca tinha visto uma folha com estas formas… Será que fazem parte da folha? Serão algum tipo de fungo? Uma doença da árvore? Um casulo de um insecto? Tentei investigar mas ainda não consegui descobrir. Será que a vossa equipa de especialistas me consegue ajudar a descobrir o que se trata e matar a minha curiosidade?”, perguntou a leitora à Wilder.

Tratar-se-ão de galhas causadas pela vespa Neuroterus numismalis.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

O que se formou na página inferior dessa folha foram galhas. 

As galhas são estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas, como por exemplo em resposta à picada de insectos, ao ataque de fungos, bactérias ou nemátodos.

Embora não seja a minha área de estudo, diria que o insecto responsável por essas galhas é a pequena vespa Neuroterus numismalis.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss