A leitora Rafaela Fernandes fotografou estas aves a 5 de Agosto na ilha de Isokari, Finlândia, e quis saber qual a espécie a que pertencem. Gonçalo Elias responde.
Tratam-se de marrequinhas (Anas crecca).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“A marrequinha-comum é um dos nossos patos mais abundantes e por vezes junta-se em bandos de centenas de indivíduos”, segundo o portal Aves de Portugal.
“Este pequeno pato, o mais pequeno da Europa, não tem cores vivas e à distância pode parecer castanho ou acinzentado. Contudo, uma observação mais atenta permite discernir as cores do macho: cabeça vermelha e verde, espelho amarelo sob a cauda. A fêmea é acastanhada e pode confundir-se com a fêmea de marreco. Em voo, ambos os sexos apresentam um “espelho” verde nas secundárias.”
“A marrequinha é uma espécie invernante e que está presente no nosso país principalmente de Setembro a Março, embora possa ser vista, em pequenos números, noutros meses do ano.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.