O leitor Rui Serpa Pinto pediu ajuda na identificação de uma vespa que observou em Marco de Canaveses, a 25 de Julho. Albano Soares responde.
Trata-se de uma vespa-mamute, que tem o nome científico Megascolia maculata.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É uma fêmea de Megascolia maculata (vespa-mamute), aparentemente procurando as larvas do escaravelho rinoceronte, onde põem os ovos.
Os adultos comem pólen e néctar. Trata-se de uma vespa inofensiva, que é uma importante polinizadora e também controladora de escaravelhos-rinoceronte (Oryctes nasicornis).
Esta vespa tem o corpo preto brilhante, coberto por uma camada de pêlos. A sua cabeça é amarela no topo e tem quatro zonas amarelas sem pêlos no abdómen.
Picam se molestadas, mas não são nada agressivas. E a picadela não é perigosa, a não ser que sejam alérgicos.
É uma das maiores vespas da Europa e muitas vezes pode ser confundida com a vespa asiática (Vespa velutina).
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.