O leitor José Gonçalves pediu ajuda na identificação de um pequeno lagarto que tinha fotografado em Maio de 2009 na ribeira da Camacha, perto de Almodovar. Guilherme Caeiro Dias responde.
“Estava com outro exemplar, ambos imóveis ao sol, mas quando apontei a máquina o outro desapareceu e só ficou este”, contou José Gonçalves na mensagem enviada à Wilder, explicando que sempre “desejou saber algo” sobre o animal que tinha fotografado.
Trata-se de uma lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
“Na foto vemos uma lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus). Parece-me que não é um indivíduo muito grande e a forte coloração laranja na cauda e patas anteriores leva-me a crer que será um indivíduo relativamente jovem, embora nem todos os indivíduos jovens tenham essa coloração. Mas é difícil de ter a certeza porque a foto está um pouco longe”, explicou Guilherme Caeiro-Dias à Wilder.
Esta é uma lagartixa que vive em todo o território de Portugal.
É acastanhada mas os machos ficam com a cabeça vermelha durante a época de reprodução, segundo o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal“, lançado em 2017. Mede entre 25 e 30 centímetros.
Costuma alimentar-se de pequenos invertebrados, como por exemplo escaravelhos, aranhas e formigas. Está activa durante o dia, mas hiberna nos meses mais frios.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.