O leitor Armando Diogo Sousa encontrou esta aranha em Palmela a 21 de Janeiro e pediu ajuda para saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.
“Envio este achado que descobri na varanda do meu apartamento. Pesquisei no Google Lens e achei como sendo Micrommata virescens. De belo efeito, mas não fazia ideia se era inofensiva ou não. Espero ter contribuído para um melhor conhecimento desta espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma aranha-nómada-das-ervas-mediterrânica (Micrommata ligurina).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
Caro leitor, obrigado pela sua foto.
É realmente uma aranha muito bonita e chamativa. Normalmente tem essa cor verde intensa, mas também podem ser amarelo pálido.
Pertence realmente ao género Micrommata. Mas em princípio será a espécie Micrommata ligurina pois apresenta os metatarsos do último par de patas escurecidos (o metatarso é o penúltimo articulo da pata a contar da ponta).
Para termos a certeza seria necessário termos um exemplar adulto (e nesse caso teria que ser uma fêmea), e teríamos que olhar para a parte ventral do seu abdómen com maior atenção.
São aranhas ativas durante o dia, muito rápidas e capazes de subir superfícies verticais pois têm tufos de pelos especiais, adesivos, na ponta da patas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.