O leitor Frederico Carvalho encontrou esta tartaruga na feira da Brandoa, Amadora, a 22 de Janeiro e pediu a sua identificação. O ICNF responde.
“Este encontrei hoje (22 de Janeiro) à venda na feira da Brandoa, Amadora”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma tartaruga-chinesa-de-três-quilhas (Mauremys reevesii).
Identificação por: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“Tudo aponta para que seja Mauremys reevesii“, identificou o instituto.
Segundo José Teixeira, investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto, “não se tratará em princípio de uma espécie considerada invasora, mas lembramos que a compra de cágados exóticos é totalmente desaconselhável e, em muitos casos, ilegal”.
“Mesmo em espécies e indivíduos de comércio legal, este animais crescem muito, deixando os donos frequentemente sem condições para os manterem. O destino desses animais é muitas vezes nas massas de água da região, onde se podem estabelecer e competir com as populações nativas. Se estiver a pensar comprar um cágado como animal de estimação, considere seriamente se tem as condições apropriadas para manter estes animais. Se tiver cágados que se quer libertar, deve entregá-los ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.