O leitor Luís Pinto Ribeiro pediu a identificação de uma planta que encontrou recentemente em Chamarel, Maurícias. Carine Azevedo responde.
“Estive recentemente nas Maurícias, mais precisamente na região de Chamarel. Fotografei estas bagas e gostaria de saber o que são”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma Dianella ensifolia.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As bagas parecem ser de uma espécie do género Dianela, provavelmente Dianella ensifolia. Esta planta pertence à família Asphodelaceae.
A Dianella ensifolia é uma planta perene, herbácea, que cresce principalmente em regiões tropicais húmidas, em países como Moçambique, Zimbabwe, Madagascar, Índia, Sri Lanka, Ásia Tropical, China, Taiwan, Japão, Malásia, Singapura, entre outros.
É uma planta fibrosa, rizomatosa, que forma densas touças de folhas e que pode atingir até cerca de 80 centímetros de altura.
As folhas são coriáceas, lanceoladas, compridas e verdes. As flores são azuis e florescem habitualmente na primavera e no verão. Ocorrem em inflorescências eretas que surgem dispostas bem acima da folhagem.
Os frutos são as bagas que surgem na fotografia. São violáceos, globulares e brilhantes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.