O leitor Luís Venâncio fotografou esta planta no rio de Alenquer a 25 de Agosto e pediu para saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
Trata-se de milho-cozido (Ageratina adenophora).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A Ageratina adenophora é uma planta da família Asteraceae, nativa da América Central, classificada, em Portugal Continental, como espécie invasora (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho).
É vulgarmente conhecida como abundância, inça-muito e milho-cozido.
Trata-se de uma planta herbácea ou subarbustiva, aromática, que pode crescer até cerca de dois metros de altura. É bastante ramificada desde a base e os seus caules são avermelhados quando jovens.
As folhas são triangulares a romboidais, densamente pubescentes, verde-escuras na página superior e violáceas na inferior. São longamente pecioladas e possuem margem serrada.
As flores são brancas e surgem reunidas em capítulos densos. A floração ocorre entre março e julho.
O fruto é do tipo cipsela, de cor preta, glabra, com cerca de dois milímetros de comprimento, composto por um papilho branco.
Esta planta desenvolve-se em áreas ripícolas, junto às margens de cursos de água e em ambientes ruderais.
A Ageratina adenophora terá sido inicialmente introduzida como planta ornamental, no entanto, o seu rápido crescimento levou à formação de áreas densas impenetráveis, que impedem o desenvolvimento da vegetação nativa.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.