O leitor Hugo Neto fotografou esta planta em Campelos, Torres Vedras, a 9 de Agosto e pediu para saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Gostaria que me ajudassem a identificar esta planta que encontrei em Campelos, Torres Vedras em 9 de Agosto de 2022”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma bardana-menor (Xanthium strumarium).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Tudo indica que a planta das fotografias é uma bardana-menor (Xanthium strumarium), também conhecida como carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande.
A bardana-menor é uma espécie da família Asteraceae, com uma vasta distribuição pela Europa, Ásia e norte de África.
É uma espécie nativa de Portugal, ocorrendo um pouco por todo o território continental, nomeadamente em locais com muita humidade e frequentemente na proximidade de cursos de água.
A bardana-menor é uma planta anual, que pode atingir até 120 centímetros de altura.
É uma planta geralmente muito ramificada da base, com folhas verdes, longamente pecioladas e com uma forma ovada a triangular, ou por vezes também em forma de coração.
Esta planta floresce de junho a outubro e as flores surgem em inflorescências axilares ou terminais e os frutos são cipselas ovóides e sem papilho.
A bardana-menor é utilizada em fitoterapia, para controlo de diabetes e possui também efeitos sudoríferos e diuréticos.
É considerada uma planta tóxica para os animais herbívoros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.