O leitor Ramiro Jesus fotografou este insecto a 30 de Novembro de 2017 no seu quintal em Lorvão, Penacova, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Porque nunca tinha encontrado nenhum louva-a-deus com a cor da imagem que anexo, vinha pedir-lhes o favor de me dizerem se será outra variedade ou a cor resulta da época, da alimentação ou de qualquer outra circunstância”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um louva-a-deus-comum (Mantis religiosa).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É o louva-a-deus-comum (Mantis religiosa), o mais comum nesta ordem de insetos (Mantodea) em Portugal. A sua distribuição alarga-se a todo o território continental. São predadores eficientes de outros invertebrados (podem mesmo predar pequenos vertebrados, como juvenis de lacertideos etc)”, explicou Albano Soares.
Estes insetos reconhecem-se pelas patas anteriores adaptadas à caça, que também lhes dão o nome comum, já que parece que estão a rezar.
Nesta espécie as fêmeas predam muitas vezes os machos durante a copula (mas nem sempre), depois de assegurada a continuidade da espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.