A leitora Patrícia Gonçalves pediu a identificação de uma planta que observou num trilho em Cascais a 3 de Março. Carine Azevedo responde.
“Fotografei esta flor no dia 3 de Março no trilho da Ribeira das Vinhas em Cascais”, explicou a leitora à Wilder.
Trata-se da espécie boca-de-lobo (Antirrhinum majus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
São flores de boca-de-lobo (Antirrhinum majus), uma espécie da família Plantaginaceae, também vulgarmente conhecida como erva-bezerra, erva-de-zorra, focinho-de-coelho ou papões.
É uma planta herbácea, endémica da Península Ibérica, que pode crescer entre 30 a 60 centímetros de altura.
É formada por caules lenhosos, simples, ou geralmente muito ramificados, com folhas verdes e glabras, ainda que por vezes esparsamente pubescentes na página superior e de tonalidade púrpura na página inferior.
Esta planta floresce ao longo de quase todo o ano, ainda que a maior profusão de flores ocorra nos meses de primavera e de verão.
As flores surgem agrupadas em conjuntos de 10 a 30 flores, em inflorescências densas e pubescentes, semelhantes a cachos.
O fruto é uma cápsula que contém numerosas e pequenas sementes negras.
Se quiser pode saber um pouco mais aqui sobre esta espécie e outras do mesmo género.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.