O leitor António Mauritti pediu a identificação de uma planta observada na Lourinhã no início de Agosto de 2021. Carine Azevedo responde.
“Apareceu-me esta planta no meio dos morangueiros. Tem bagas. Penso ser uma Solanum chenopodioides. É infestante as suas bagas são comestíveis?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma erva-moira (Solanum nigrum).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta é uma daquelas espécies “complicadas” e que pode levar a dúvidas e erros na identificação.
A planta da fotografia é, sem dúvidas, uma espécie do género Solanum, da família Solanaceae. Mas diria que se trata de um Solanum nigrum e não de um Solanum chenopodioides, como sugere o leitor.
As duas espécies são muito parecidas. As características morfológicas de ambas distinguem-se pela flor, pela pilosidade, cor dos caules, entre outros. Mas a foto está muito turva e a flor, por exemplo, quando ampliada, não é de todo fácil de analisar, assim como os outros elementos morfológicos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.