A leitora Margarida Pinto Coelho encontrou este anfíbio a 23 de Abril em Brotas, Alentejo, e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
“Descobri mais uma espécie aqui no monte da amOrada, Brotas, Alentejo Central. Desta vez um pequeno anfíbio que julgo ser uma salamandra. Como é a primeira vez que avisto esta espécie por aqui (o que é uma alegria!) vinha perguntar-vos se é possível identificá-la!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Este é um tritão-marmoreado adulto em fase terrestre, na qual os tritões vivem em terra, sem nunca precisar de ir à água (não se percebe o sexo). Se o emissor é o monte da amOrada (Brotas), trata-se da subespécie Triturus marmoratus pygmaeus.
Esta espécie só se reproduz na Primavera.
O tritão-marmoreado distribui-se pela Península Ibérica, à excepção do Sudeste, e pelo Centro e Oeste de França.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.