O leitor Luís Caseiro encontrou este anfíbio em Pombal em Abril de 2020 e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Encontrei esta salamandra e gostaria de confirmar a espécie. Julgo que seja uma Salamandra do Fogo e foi encontrada nas margens do Rio Arunca, zona da Rua Corre de Água, a sul de da cidade de Pombal, em Abril de 2020”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra gallaica). Esta espécie tem outros nomes comuns, como saramantiga, saramela e saramaganta. Ou salamandra-do-fogo.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Não se consegue perceber o sexo pelas fotografias, mas pelas proporções corporais parece ser um animal ainda novo.
Durante o Verão estes animais entram em estivação – um estado letárgico – enterrados em solos com alguma humidade, ou em grutas/cavidades.
A espécie é ovovivípara (as fêmeas parem larvas já desenvolvidas, ao contrário da grande maioria dos anfíbios, que põe ovos). As larvas em desenvolvimento nos oviductos das fêmeas (equivalente ao útero dos mamíferos) podem variar entre pouco mais que 10 ou até 90! As fêmeas maiores podem parir muitas larvas.
Estes anfíbios são animais de hábitos nocturnos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.