A leitora Sandra Cortes fotografou estes liquenes a 22 de Dezembro na Serra da Arrábida e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
Trata-se de um líquen foliáceo.
Espécie identificada por: Ecofungos – Associação Micológica.
Esta foto corresponde a uma frutificação de um líquen do grupo dos líquenes foliáceos.
Os líquenes são associações simbióticas entre fungos e algas, em que os fungos obtêm o açúcar produzido pelas algas no processo de fotossíntese e estas ficam protegidas ao longo do ano todo.
Os líquenes foliáceos, como o nome indica, assemelham-se a folhas. Podemos encontrá-los nos troncos das árvores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.