O leitor João Raul Castro Gonçalves fotografou estes insectos a 29 de Novembro em Viamão, Rio Grande do Sul (Brasil) e pediu para saber a espécie. Talita Roell responde.
Estes insectos foram observados no bairro Capororoca em Viamão, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Tratam-se de insectos da superfamília Lygaeoidea.
Espécie identificada e texto por: Talita Roell, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Estes insectos pertencem à ordem Hemiptera, superfamília Lygaeoidea. Porém são imaturos, isto é, estão em desenvolvimento (ainda não são adultos), por isso é difícil de identificar a nível específico.
Isto porque ainda não estão formadas todas as estruturas, como as asas, por exemplo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.