O leitor João Pedro Freire fotografou estes fungos em Arganil, a 12 de Janeiro de 2018, e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Após o grande incêndio de Outubro de 2017 foi espantoso observar algumas espécies que resistiram à devastação do fogo”, contou o leitor à Wilder.
Estas imagens foram captadas a 12 de Janeiro de 2018 na Quinta da Cortedeira, concelho de Arganil.
Trata do fungo Gymnopilus junonius.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
A espécie é uma Gymnopilus junonius. Apenas tem nomes comuns em inglês – “Laughing Cap, Laughing Jim”. O nome anterior desta espécie indicava a sua grandiosidade – Gymnopilus spectabilis.
É saprófita, pelo que decompõe a matéria orgânica.
Nasce em tufos, normalmente na base de árvores. Cresce de forma cespitosa e as frutificações (cogumelos) podem atingir dimensões até 30 cm de altura, com chapéus até 20-25cm de diâmetro.
Integra um grande grupo de fungos – as Cortinariáceas, daí possuir um anel descaído e membranoso, no pé, que surge após rompimento da membrana protetora das lâminas, no processo de maturação do fruto.
Trata-se de uma espécie tóxica.
Aqui pode ter acesso a mais informações.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
[divider type=”thick”]Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.