A jornalista da Wilder Helena Geraldes encontrou este insecto na cidade de Moura (distrito de Beja), a 24 de Março, e pediu ajuda para identificar a espécie. Eva Monteiro responde.
“Desde sempre me lembro de ver estes pequeninos insectos nas escadas do quintal. Em Moura, chamam a estes animais ‘sardinhas-salgadas’ e acredita-se que quando aparecem isso quer dizer que vai chover em breve”, contou. “E até hoje, as ‘sardinhas-salgadas’ têm acertado sempre!”
Trata-se de peixinhos-de-prata (da Ordem Archeognata).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Estes são insetos muito primitivos pertencentes à Ordem Archeognata.
Caracterizam-se por terem os corpos alongados, com um espécie de corcunda na região do tórax e três apêndices no final do abdómen, sendo o central mais comprido.
São tão antigos que não possuem asas, tal como os primeiros insetos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.