O leitor Luís Miguel Ferreira encontrou um estranho insecto na zona de Entre os Rios (Penafiel), a 3 de Maio, e pediu ajuda para identificar a espécie. Eva Monteiro responde.
“Achei curioso porque parecia um híbrido de louva-a-deus, grilo e gafanhoto”, contou à Wilder o leitor.
Trata-se de um ralo (Gryllotalpa sp.), também conhecido como grilo-toupeira.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Este lindo e estranho bicho é um ralo ou grilo-toupeira (Gryllotalpa sp.) que, na verdade, é mais aparentado com os grilos, pois grilos e ralos pertencem à mesma superfamilia: a Grylloidea.
Os ralos são uns grilos muito particulares que têm as patas anteriores modificadas em pás escavadoras com as quais fazem galerias em hortas e outros terrenos com solos pouco compactados.
Os machos cantam friccionando as asas anteriores, no interior destas galerias que funcionam como caixas de ressonância, amplificando muito o som metálico produzido.
Há três espécies de ralos em Portugal: Gryllotalpa africana, Gryllotalpa gryllotalpa e Gryllotalpa vineae, sendo esta última a mais comum e provavelmente a espécie que foi fotografada pelo nosso leitor, embora seja difícil de identificar por fotografia.
O melhor é identificar pelo som, como aqui já se disse noutra ocasião.
Recorde aqui o outro ralo ou grilo-toupeira que um dos leitores da Wilder encontrou.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.