O leitor Rui Figueiredo fotografou este insecto a 6 de Outubro em Seixas (Caminha) e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro e Francisco Barros dão-lhe a identificação.
Rui Figueiredo, “leitor assíduo” da Wilder, pediu ajuda “para descobrir a espécie de grilo / gafanhoto” que fotografou naquela região do concelho de Caminha (distrito de Viana do Castelo).
A espécie que observou é um grilo-de-sela, do género Neocallicrania.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro e Francisco Barros, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Ambos concordamos que é um grilo-de-sela do género Neocallicrania.
A taxonomia deste género endémico da Península Ibérica está presentemente a ser revista pelo especialista catalão Joan Barat, com novas espécies a serem descritas para a Ciência brevemente.
De acordo com a distribuição conhecida, a única espécie de Neocallicrania que pode aparecer em Caminha é a Neocallicrania selligera. No entanto, o brilho do corpo que aparenta ter o indivíduo nas fotos que o Rui nos envia, não aponta para esta espécie que tem o corpo e abdómen baços.
É um caso a investigar!
Quando estivermos por Seixas, Caminha, procuraremos o bicho. Nessa altura entraremos em contacto com o Rui para pedir uma localização mais precisa.
[divider type=”thin”]
Este é o terceiro grilo-de-sela registado pelos leitores no “Que espécie é esta?”. Já temos um observado na Serra da Freita e outro no Vale do Risco, na Serra da Arrábida.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.