Banner

folha verde redonda de onde saem frutos de cor laranja
Madressilva (Lonicera implexa). Foto: Emanuel Ferreira

Que espécie é esta: uma madressilva, uma uva-de-cão e uma Asphodelus sp.

22.01.2018

O leitor Emanuel Ferreira gostava de saber a que espécies pertencem as três plantas que fotografou no Parque Natural da Serra da Arrábida. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra ajuda-o com a identificação.

 

folha verde redonda de onde saem frutos de cor laranja
Madressilva (Lonicera implexa). Foto: Emanuel Ferreira

 

Fotografada em Agosto do ano passado, tudo indica que esta planta de folhas redondas e frutos cor-de-laranja é uma madressilva (Lonicera implexa).

Já a planta de flores brancas, fotografada em Abril na Arrábida, pertence ao género Asphodelus. Neste caso, os frutos seriam essenciais para identificar qual é afinal a espécie.

 

planta de pétalas brancas

 

O curioso nome uva-de-cão é como se costuma apelidar, nalgumas regiões do país, a espécie Tamus communis, que tudo indica ser a terceira planta enviada por Emanuel Ferreira, fotografada em Agosto. Com bagas vermelhas, pode confundir-se por vezes com a Bryonia dioica, mas quando ainda estão verdes, as folhas ajudam a distinguir as duas espécies.

 

bagas vermelhas de uma planta

 

Espécies identificadas por: Consultório do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).

A Lonicera implexa, conhecida por madressilva – tal como outras plantas do mesmo género – é um arbusto trepador que pode ser observado no Centro e no Sul do país, indicam os dados do portal Flora-On. Na época de floração, entre Março e Junho, apresenta umas características flores brancas em tons rosados, de pétalas delgadas, muito aromáticas e muito atraentes para os insectos.

 

as flores brancas de uma madressilva

 

Quanto às plantas do género Asphodelus, podem encontrar-se em muitos países mediterrânicos, nos Açores e Madeira e também no Norte de África, mas é na Península Ibérica que existem em maior variedade. Em Portugal, de acordo com a Flora-On, podem observar-se pelo menos oito espécies.

Por fim, a uva-de-cão (Tamus communis), também conhecida por norça-preta, baganha ou arrebenta-boi é também uma planta autóctone que ocorre de Norte a Sul do país e por toda a Península Ibérica. Apesar da bonita cor vermelha, os frutos são muito tóxicos.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu.Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss