O leitor Simão Santiago fotografou este animal em Julho no rio Tejo, na zona do mar da Palha, junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa e quis saber qual a espécie a que pertence. A equipa do GelÀVista dá-lhe a identificação.
Segundo Simão Santiago, o animal teria entre 25 e 30 centímetros de comprimento e movimentava-se lentamente, “com o bater das ‘asas’ posteriores”.
A espécie que observou será uma lesma-do-mar ou vinagreira (Aplysia fasciata).
Espécie identificada e texto por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Pelas fotos parece-nos que se tratará de um molusco gastrópode (Opistobrânquio) do género Aplysia, conhecidos como lesmas-do-mar, lebres-do-mar ou vinagreiras. Provavelmente é uma Aplysia fasciata, espécie muito comum nas nossas águas.
Estes animais podem libertar um líquido, não venenoso, semelhante à tinta dos cefalópodes como mecanismo de defesa em caso de contacto/stress.
Encontram-se normalmente em águas tropicais ou temperadas e em habitats costeiros e pouco profundos, sendo muito frequentes nos meses de Verão.
Têm geralmente cor negra ou acastanhada mas podem apresentar manchas mais claras. Sendo um molusco possuem uma concha reduzida (ou ausente) coberta pelo manto.
Movimentam-se através dos parapódios, semelhantes a “asas”, que usam como barbatanas. Apresentam dois rinóforos na cabeça que funcionam como quimiorreceptores e uma única brânquia posterior.
Alimentam-se de algas perto do fundo, são hermafroditas e apresentam larvas planctónicas. Podem atingir os 40 cm de comprimento.
São muito usados em estudos de neurobiologia que testam as respostas comportamentais destes organismos a alterações no sistema nervoso. Isto deve-se à grande dimensão das suas células nervosas.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
[divider type=”thick”]Saiba mais.
Conheça melhor o trabalho do GelAVista, um projecto de Ciência Cidadã sobre os gelatinosos da costa portuguesa. E como pode participar no registo de espécies.