Quem tem entre 16 e 25 anos pode inscrever-se até 30 de Junho para, durante o Verão, ajudar a vigiar a floresta de Estarreja e a reduzir a área ardida e o número de incêndios no concelho. O projecto “Juntos pela Floresta” acontece todos os anos desde 2006.
O grande objectivo é “contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências de incêndios rurais no concelho”, explica a Câmara Municipal de Estarreja em comunicado enviado à Wilder.
A 16ª edição do projecto “Juntos pela Floresta”, promovido pela autarquia, destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos. As inscrições são feitas até 30 de junho no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe de Estarreja.
A vigilância da área florestal do concelho pelos jovens voluntários está prevista para o período de 18 de Julho a 12 de Agosto. Os voluntários irão fazer uma vigilância móvel activa, de bicicleta, e alertar para incêndios rurais. Além disso, irão ajudar a limpar a floresta, recolhendo resíduos, fazendo a georreferenciação de lixeiras clandestinas e sensibilizando as populações.
A autarquia oferece formação – nomeadamente sobre a floresta do concelho, legislação, primeiros socorros, orientação em campo -, contacto com a Protecção Civil, seguro, uma bolsa (1 euro/hora – máximo 100 horas por mês), t-shirts do projecto, mochila e luvas.
As equipas de voluntários recebem emprestados, entre outras coisas, binóculos, bússolas e cartografia.
Coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, em articulação com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros Voluntários de Estarreja e Guarda Nacional Republicana), este projeto municipal foi criado em 2006.
Para a autarquia, é “uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho”.