Começa em abril uma nova edição da Rota das Árvores do Porto. Até novembro serão organizados oito percursos pela cidade para descobrir as espécies botânicas. A primeira rota está marcada para 18 de abril.
De abril a novembro, oito percursos guiados conduzem os participantes por alguns dos espaços verdes mais emblemáticos e inesperados da cidade.
Do traçado romântico dos Jardins do Palácio de Cristal às memórias inscritas no Cemitério de Agramonte, passando por quintas, parques e jardins históricos, cada rota revela espécies botânicas e episódios da história urbana, social e cultural da cidade.
Segundo a autarquia, “as rotas propõem uma mudança de olhar: reconhecer as árvores como testemunhas vivas, como património e como protagonistas discretas do espaço urbano”.
A primeira rota acontece a 18 de abril, com início nos Jardins do Palácio de Cristal, estendendo-se à Quinta da Macieirinha e à Casa Tait, num percurso onde se cruzam exposições internacionais, influências britânicas e árvores que atravessaram séculos, sob o tema “Venha, vamos visitar os jardins da ‘Expo’ de 1865”.
A segunda e terceira rota também já têm data marcada: 16 de maio e 20 de junho.
“Num tempo em que as cidades se repensam face aos desafios climáticos e ambientais, esta iniciativa propõe uma aproximação concreta e sensível à natureza urbana, valorizando o património arbóreo como elemento central da qualidade de vida”, comentou a vice-presidente da Câmara do Porto, Catarina Araújo.
As visitas decorrem sempre ao sábado, entre as 14h30 e as 17h00, com participação gratuita mediante inscrição obrigatória.
Cada sessão é limitada a 25 participantes.