As árvores – como azinheiras, sobreiros e romãzeiras – foram produzidas nos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e estarão disponíveis de 19 a 26 de Março. A iniciativa quer celebrar o Dia Internacional das Florestas.
Medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros, amieiros e carvalhos cerquinhos são as árvores que o ICNF estará a oferecer.
Estas serão disponibilizadas “gratuitamente aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades”, explica o ICNF num comunicado enviado hoje à Wilder.
A iniciativa pretende envolver todos os cidadãos na celebração do Dia Internacional das Florestas, uma ideia que começou em 1872 nos Estados Unidos.
Nesse ano, a população do Nebrasca decidiu dedicar um dia à plantação de árvores, face regressão das florestas. “A iniciativa internacionalizou-se e a Festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de Março, o primeiro dia de Primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas.”
A distribuição das árvores será feita entre os dias 19 e 26 de Março em 38 postos de atendimento selecionados do ICNF em todo o país.
Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 exemplares. Já os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares.
Os proprietários rurais que tenham como objetivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5.000 m2), desde que identifiquem a parcela a plantar, podem levantar até um máximo de 100 exemplares.
Ainda assim, os levantamentos são sujeitos à existência de disponibilidade em cada local.
Para obter estas árvores é preciso inscrever-se por telefone ou email ([email protected]), identificar o local de recolha e um horário, comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para o mesmo email da inscrição e partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.
As árvores devem ser plantadas no prazo máximo de uma semana após o levantamento das árvores, segundo o ICNF.
Agora é a sua vez.
Descubra aqui qual o posto de atendimento mais próximo de si.