Banner

Rã-verde (Rana perezi). Foto: Júlio Reis/Wiki Commons

FAQ Natureza: Porque é que coaxa a rã-verde?

10.07.2024

Conheça a resposta de Rui Rebelo, especialista em anfíbios e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A rã-verde (Rana perezi), o anfíbio mais comum em Portugal, está mais activa entre os meses de Maio e Julho.

Os únicos cantores desta espécie são os machos. Nas fêmeas, os sacos vocais que estes anfíbios têm nos cantos da boca são rudimentares, não estão sequer desenvolvidos. Ainda assim, estas emitem alguns sons de alarme quando enfrentam uma situação de perigo.

Já os machos cantam para atrair as fêmeas, dando-lhes o sinal de que estão prontos para acasalar. A reprodução acontece desde meados da Primavera até ao final do Verão.

Normalmente, os machos cantam em coro, competindo entre si pelas fêmeas. Quando um macho começa a cantar, os outros começam a cantar também. É uma competição, onde os machos se anunciam às fêmeas em conjunto.

Quanto a estas, só precisam de escolher. O critério é selecionar o macho que tiver um canto mais grave e mais intenso.

O canto do macho é indicativo da sua qualidade genética. Se tiver um canto grave e intenso, isso significa que teve uma fase juvenil bastante boa, durante a qual cresceu bastante. Quanto maior o animal, mais grave e intenso é o som. 

Outra função do canto na rã-verde é repelir outros machos. Num coro, um macho com a voz mais fraca nem vale a pena tentar atrair uma fêmea, mais vale sair dali.

Don't Miss